quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cometários:

Publiquei meus comentários nos seguintes blogs:
http://renatarlopes.blogspot.com/ de Renata Lopes e no blog
http://philipp1994.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sociologia

Atualmente tem sido cada vez mais comum o uso de roupas de marcas caríssimas de grandes empresas pelas pessoas de clásse média e classe alta. Isso acontece porque as pessoas tem a ''necessidade'' de se mostrar, de quererem quem sabe parecer serem superiores umas as outras ou até mesmo para tentarem se enquadrar em determinados grupos sociais. O uso destes objetos de marcas vem sendo tão grande que hoje um jovem comum sente a necessidade de ir com alguma roupa de marca até mesmo para a aula para não sofrer com o ''preconceito'' dos colegas. Com isso, o muito fortalecido o sistema do consumismo, porque roupas de marcas sao mais caras, portanto a pessoa teria que gastar uma quantia muito grande de dinheiro para poder ter bastantes vestimentas boas, gerando um lucro imenso as impresas proprietárias destas marcas.
Mas por que será que as pessoas precisam ter coisas para aparecer? Por que elas sempre se preocupam com os pensamentos alheios? Bom, eu diria que o principal motivo para este fato que vem ocorrendo é a falta de personalidade e a fácil influência que as pessoas vem tendo, em sua grande maioria. Há algumas pessoas que realmente não se importam com o nome que vem em suas roupas e que não dao bola para o que os outros pensam. Essas no geral tem uma vida mais confortável, digamos assim, pois gastam menos dinheiro em acessórios, roupas... e ainda tem menos chances de serem levadas para o mau caminho, porque elas nao vao se sentir na obrigação de agradar os outros de um certo grupo para se enquadrar nele.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comentei nos seguintes blogs:
alunojorge.blogspot.com de Jorge Fagundes
lucasmr-vlk.blogspot.com de Lucas Rodrigues e no blog de
felipe-1993.blogspot.com de Felipe Godoy

Tarefa 2?

As células-tronco nada mais são do que células que tem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes as progenitoras. As células-tronco embrionárias são as unicas capazes de se dividir e forma qualquer um dos técidos do corpo humano. Existem vários questionamentos sobre a funcionalidade das células-tronco, como por exemplo: Onde elas podem ser encontradas no oganismo humano? Quando elas se dividem? A potencialidade dessas células pode ser aproveitada em um processo reconstrutivo?
Com os estudos destas células, pode ser que num futuro nos possamos melhorar muito nossa medicina, implantando elas em determinadas áreas e estimulando elas a se multiplicar, podendo inclusive reconstruir um órgão perdido. Imagine só como seria poder construir um braço, um coração? Porém, infelizmente estes avanços estão estimados pra um futuro não muito próximo.
O problema é que para a utilização das células tronco tanto dos adultos quanto as embrionárias seria necessário muita discussão ética. Nos adultos as células-tronco seriam definidas como a retirada de um grupo destas células de alguma região do organismo do paciente para o uso desse mesmo indivíduo. Uma grande fonte de células-tronco dos adultos é a medula óssea. Na utilização das embrionárias pode acabar tendo várias discussões. Neste caso, a retirada das células é feita em embriões com poucos dias de desenvolvimento. Na maioria das vezes o embrião acaba falecendo neste processo, o que seria anti-ético. Devido a este fato, os estudos atualmente estão quase que totalmente voltados para as células-tronco dos adultos. Um fato importantes destas células é que elas permanecem vivas durante toda a vida do indivíduo na qual se encontra, podendo serem utilizadas em qualquer idade.