segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentários:

http://alanacamboim.blogspot.com
http://weaftemporario.blogspot.com
http://allanstefani.blogspot.com

Tarefa 3

Segundo o resultado do meu cálculo, se cada pessoa vivesse como eu seria necessário uma capacidade de regeneração de 1,5 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida é necessário 2,7 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.

Ecologia:

Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.O meio ambiente inclui não só os factores abióticos (meio físico-químico), mas também os seres vivos que habitam uma determinada comunidade ou biótopo. Conjunto dos seres vivos que habitam um determinado espaço e o meio envolvente chama-se ecossistema. O conjunto de todos os ecossistemas do planeta é conhecido por biosfera a qual é necessário preservar.

Aquecimento Global:

O aquecimento global é algo muito perigoso para nós.Ele é real e causado pela atividade humana (queima de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás, queima das florestas tropicais, etc.). Por isso, os governos devem tomar medidas urgentes para salvar o mundo da catástrofe. De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas as temperaturas globais poderão aumentar entre 1,4° C e 5,8° C entre 1990 e 2100. O aumento das temperaturas, por sua vez, poderá provocar outras mudanças, inclusive o aumento do nível dos oceanos, a quantidade e o padrão das chuvas. É possível que essas alterações aumentem a freqüência e intensidade de eventos meteorológicos extremos como inundações, secas, ondas de calor, furacões e tornados. POde ocorrer também eduções na produção agrícola, diminuição das geleiras, redução das correntes de verão, extinção de um grande número de espécies e o aumento de organismos transmissores de doenças.

Principais problemas ambientais:
Os principais problemas ambientais são:
•Fauna;
•Flora;
•Recursos Hídricos;
•Ocupação do solo;
•Crescimento populacional;
•Lixo;
•Saneamento Básico;
•Desperdício;

Dicas do dia-a-dia para um planeta mais equilibrado:
•Reciclar os lixos;
•Não jogar alimentos fora, procurar guardá-los e dar a quem não têm;
•Tentar comer alimentos frescos porque comida congelada precisa de muito mais energia pra ser produzida;
•Regular o termostato da geladeira, colocando-o no mínimo caso a geladeira nao esteja lotada;
•Só usar a máquina de lavar roupa quando ela estiver com capacidade máxima;
•Tampar as panelas porque reduz o tempo de preparo e economiza 30% de energia;
•Rejeitar as propagando de marketing, como de cartões de créditos, catálogos... que serão inúteis para você;
•Reaproveitar a água da chuva;
•Quando comprar lâmpadas optar por umas que sejam led, de diodo;
•Reciclar o telefone celular porque até 80% dos componentes dele podems er reaproveitados de alguma maneira;
•Ter preferência pelas pilhas recarregáveis;
•Botar a impressora para imprimir a folha em frente e verso.
•Limpar o Ar condicinado;
•Utilizar papel reciclado;

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cometários:

Publiquei meus comentários nos seguintes blogs:
http://renatarlopes.blogspot.com/ de Renata Lopes e no blog
http://philipp1994.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sociologia

Atualmente tem sido cada vez mais comum o uso de roupas de marcas caríssimas de grandes empresas pelas pessoas de clásse média e classe alta. Isso acontece porque as pessoas tem a ''necessidade'' de se mostrar, de quererem quem sabe parecer serem superiores umas as outras ou até mesmo para tentarem se enquadrar em determinados grupos sociais. O uso destes objetos de marcas vem sendo tão grande que hoje um jovem comum sente a necessidade de ir com alguma roupa de marca até mesmo para a aula para não sofrer com o ''preconceito'' dos colegas. Com isso, o muito fortalecido o sistema do consumismo, porque roupas de marcas sao mais caras, portanto a pessoa teria que gastar uma quantia muito grande de dinheiro para poder ter bastantes vestimentas boas, gerando um lucro imenso as impresas proprietárias destas marcas.
Mas por que será que as pessoas precisam ter coisas para aparecer? Por que elas sempre se preocupam com os pensamentos alheios? Bom, eu diria que o principal motivo para este fato que vem ocorrendo é a falta de personalidade e a fácil influência que as pessoas vem tendo, em sua grande maioria. Há algumas pessoas que realmente não se importam com o nome que vem em suas roupas e que não dao bola para o que os outros pensam. Essas no geral tem uma vida mais confortável, digamos assim, pois gastam menos dinheiro em acessórios, roupas... e ainda tem menos chances de serem levadas para o mau caminho, porque elas nao vao se sentir na obrigação de agradar os outros de um certo grupo para se enquadrar nele.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comentei nos seguintes blogs:
alunojorge.blogspot.com de Jorge Fagundes
lucasmr-vlk.blogspot.com de Lucas Rodrigues e no blog de
felipe-1993.blogspot.com de Felipe Godoy

Tarefa 2?

As células-tronco nada mais são do que células que tem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes as progenitoras. As células-tronco embrionárias são as unicas capazes de se dividir e forma qualquer um dos técidos do corpo humano. Existem vários questionamentos sobre a funcionalidade das células-tronco, como por exemplo: Onde elas podem ser encontradas no oganismo humano? Quando elas se dividem? A potencialidade dessas células pode ser aproveitada em um processo reconstrutivo?
Com os estudos destas células, pode ser que num futuro nos possamos melhorar muito nossa medicina, implantando elas em determinadas áreas e estimulando elas a se multiplicar, podendo inclusive reconstruir um órgão perdido. Imagine só como seria poder construir um braço, um coração? Porém, infelizmente estes avanços estão estimados pra um futuro não muito próximo.
O problema é que para a utilização das células tronco tanto dos adultos quanto as embrionárias seria necessário muita discussão ética. Nos adultos as células-tronco seriam definidas como a retirada de um grupo destas células de alguma região do organismo do paciente para o uso desse mesmo indivíduo. Uma grande fonte de células-tronco dos adultos é a medula óssea. Na utilização das embrionárias pode acabar tendo várias discussões. Neste caso, a retirada das células é feita em embriões com poucos dias de desenvolvimento. Na maioria das vezes o embrião acaba falecendo neste processo, o que seria anti-ético. Devido a este fato, os estudos atualmente estão quase que totalmente voltados para as células-tronco dos adultos. Um fato importantes destas células é que elas permanecem vivas durante toda a vida do indivíduo na qual se encontra, podendo serem utilizadas em qualquer idade.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

comentei no seguintes blogs:

alunojorge.blogsport.com
ilanagonçalves.blogspot.com
blogdotigraonoturno.blogsport.com

Zoologia

Zoologia é a ciência dentro da área de biologia que estuda os animais. O reino animal é dividido em 6 categorias: Mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos.



Mastozoologia: é o estudo dos mamíferos. Os mamíferos são os animais caracterizxados por possuirem pêlo no corpo e por terem glândulas mamárias. Estes tipos de animais são encontrados em praticamente todos os lugares da terra, pois com o passar do tempo eles foram cosneguindo se adaptar as condiçoes do ambiente e hoje conseguem se locomover pela água, pela terra e pelo ar. O estudo dos mamíferos é extremamente importante para a sociedade atual pois com o conhecimento adquirido pode-se melhoras diversos setores como por exemplo a sáude e o meio ambiente.



Ornitologia: é a parte da biologia que estuda as aves conforme estas estão distribuidas pelo plantes e de acordo com as condições e pculiaridades de seu meio, das característiscas que diferenciam uma ave da outra, do jeito que vivem entre outros fatores. Esse estudo tem importância para nossas vidas, inclusive para que nos possamos se alimentar, pois algumas dessas aves tem proteínos que fazem um bem ao ser humano.

Hepertologia: é o ramo da biologia dedicado ao estudo dos répteis e dos anfíbios. Ambos são animais ectotérmicos, ou seja, nao produzem boa parte da temperatura do seu corpo, fato que faz com que hajam muitos repteis e anfíbios em locais trópicos. Os répteis possuem um corpo coberto com pele seca cornificada (nao mucosa) geralmente com escamas ou escudos e possuem poucas glândulas superficiais. Já os anfíbios só vivem em ambiente aquático, e tem uma respiração branquial. Os anfíbios só conseguem se livrar da dependência de água após realizarem a sua metamorfose - que é a mudança na estrufura e na forma do corpo-.



Ictiologia: é o ramo biológico voltado para a áreas dos peixes. Há três tipos diferentes de peixes: Os peixes com ossos, os peixes cartilaginosos e os peixes sem mandíbula. Nás águas possuem uma incrível variedade de peixes. Estimula-se que a maiorias das espécies ja foram descobertas nos dias de hoje, porém a biologia e o comportamento dos peixes ainda não são identificados.



Entomologia: é a ciência que estuda todos os aspectos e relações dos insetos com os homens, com as plantas, os animais e também com o ambiente. A maioria dos insetos é caracterizado por ter o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Algumas características dos insetos é que seu tamanho pode variar de milímetros até 30 cm, e seus corpos são divididos em cabeça, tórax e abdômen.